quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Entrevista ao Correio da Manha 22.3.2013








Marco d’Almeida: “Foi um privilégio ter participado” Com estudos dramáticos em Londres e Nova Iorque, o ator Marco d'Almeida foi 'obrigado' a falar inglês com sotaque português no filme 'Comboio Noturno para Lisboa', de Bille August. 
Correio da Manhã (CM) – Como foi esta experiência, algo paradoxal, falada em inglês em Portugal?
 Marco d’Almeida (MDA) – Acho engraçado porque normalmente quando temos de falar inglês, temos de falar bem em inglês. Só que neste caso tivemos aulas para falar inglês, mas com um sotaque português. 
CM- O seu papel decorre durante o período histórico da ditadura. Como se olha hoje para esse período, também do ponto de vista da personagem? 
MDA- Por acaso tive sorte, porque já tinha feito várias coisas sobre o período salazarista (‘Até Amanhã, Camaradas’). A curiosidade de colocar a minha personagem neste contexto também tem a ver com o facto de se tratar de uma adaptação. 
CM- Como foi o trabalho com o Bille August? 
MDA- Ele é um realizador de uma enorme sensibilidade. As personagens da história, que se passa antes do 25 de Abril, como é o meu caso e da Beatriz, são personagens com uma enorme carga emocional e dramática. E ele soube conduzi-las de forma generosa e elevá-las. Porque estava a ver o filme todo. Isso facilitou imenso o nosso trabalho. 
CM- Acha que este tipo de experiência pode trazer outro tipo de colaborações? Sobretudo num ano em que não existe cinema português? 
MDA- Sim espero bem que sim, que esta seja uma porta generosa a abrir-se. No meu caso, foi um enorme privilégio pode ter participado. Seria muito bom para todos trazer produções para Portugal, mas também a oportunidade de trabalhar com atores e técnicos portugueses. 
CM- O que se pode dizer às pessoas para irem ver o filme? 
MDA- Só pelo título, não é o Comboio Noturno para Paris, ou para Milão. Lisboa é a personagem principal. Os escassos minutos na Suíça são cinzentos, mas quando o filme chega a Lisboa o filme adquire uma luz incrível. Tem uma fotografia espantosa. Se eu não me conseguisse distanciar, acho que ficava com muita vontade de apanhar um comboio ou avião para esta cidade. Acho que tem tudo para ser um enorme sucesso.

l

Sem comentários:

Enviar um comentário