sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Ensaios para MacBeth

Para alem do jornalista Gonçalo Gois na nova novela da TVI "Santa Barbara", cujas gravaçoes estao no auge, o Marco esta também a preparar a proxima peça no Teatro Experimental de Cascais.

Macbeth é considerado por muitos a maior tragédia de William Shakespeare. O rótulo de “peça maldita”, graças aos muitos incidentes que ao longo dos anos têm povoado a apresentação dos espectáculos (morte de actores em cena, incêndio de teatros, etc.), ajudou à criação do mito da tragédia, uma história simples e crua, que relata a ascensão e queda do casal Macbeth, que decide conscientemente assassinar o rei Duncan, legítimo rei da Escócia, para ascender ao poder. 

Macbeth é na verdade um estudo sobre o mal e a ambição, uma viagem pela possibilidade da não consequência das nossas acções, pela impunidade que nos levaria de forma inevitável a cometer os crimes mais horrendos se tivéssemos como garantia a recompensa e não a punição. É por isso a obra mais negra de Shakespeare, a mais cruel, uma vez que o retrato que o maior dramaturgo de sempre faz da humanidade é pintado a sangue e não a esperança. No final, é o mal que prevalece.

No aniversário dos 50 anos do Teatro Experimental de Cascais, Carlos Avilez reuniu um conjunto de actores que já passaram pelo TEC ao longo deste cinquentenário para celebrar o trabalho de uma companhia de teatro que se mantém tão viva quanto a obra de Shakespeare. 50 anos depois o TEC é ainda uma companhia jovem que privilegia o texto e a celebração da essência do teatro: a partilha. 

Espectáculo integrado nas comemorações dos 50 anos do Teatro Experimental de Cascais.

O Marco  fez formação e estreou-se no TEC em 1995, comemora assim os 20 anos de carreira.



  




Sem comentários:

Enviar um comentário