quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Cartas de Mozart

Marco d’Almeida lê cartas de Mozart Algumas das cartas que Amadeus Wolfgang Mozart escreveu à família durante a sua curta mas prolífera vida serão lidas sexta-feira (19) e sábado (20), sempre às 17h30, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, por Marco d’Almeida. O actor será acompanhado pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pela maestra Julia Jones, e ao público serão dadas a ouvir algumas das peças musicais mais significativas da carreira do compositor. 
A britânica Julia Jones, que ocupa desde o início da presente temporada, o lugar de maestro titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro Nacional de São Carlos, escolheu, em colaboração com o actor Marco d’Almeida, um conjunto de cartas que o compositor Amadeus Wolfgang Mozart (1756-1791) escreveu à sua família na altura em que abandonou a sua cidade natal, Salzburgo, para viver e trabalhar em Viena.   
Por estes textos, que serão lidos pelo actor, perpassa o espírito irreverente e a faceta mais brincalhona do genial compositor austríaco, que apesar de ter morrido prematuramente – com apenas 35 anos – deixou uma obra maior atrás de si (mais de 600 peças), compreendendo quase todos os géneros musicais: música sinfónica, peças corais e para piano, obras de câmara, concertos e óperas. O serão compreenderá a interpretação, por parte da Orquestra Sinfónica Portuguesa, de várias dessas obras, que ilustram a genialidade de Mozart desde a infância até à maturidade artística. A entrada custa 10 euros. 

Fonte: Correio da Manha

Sem comentários:

Enviar um comentário